Heresia da letra do Hino Rude Cruz (Mensagem da Cruz)

 


O Apóstolo Paulo nos incentiva a defender a FÉ Evangélica (Filipenses 1:27), por isso precisamos estar alerta, pois, muitas vezes estamos cantando músicas sem analisar a profundidade da letra que, por muitas vezes tem se mostrado hereges em face da Palavra Maravilhosa do Autor da Vida, as Sagradas Escrituras.

Como exemplo, tem-se a citação de uma das canções do Conjunto Voz da Verdade que, em uma de suas estrofes, traz a herege expressão de que “Deus tarda, mas não falha”, sendo que o certo é que: Deus, não tarda e nem falha, Ele vem no tempo certo.

Da mesma forma, precisamos analisar o Hino Rude Cruz ou Mensagem da Cruz, que é cantado pela Igreja Brasileira desde, aproximadamente o ano de 1924, quando foi traduzido para o português. Este hino foi composto em 1913, pelo Sr. George Bennard, que tem a autoria da Letra e Música.

Quando fazemos uma análise mais aprofundada da letra deste hino, à luz da Palavra de Deus, deparamos com a expressão torcida contida em suas estrofes, que diz: “Eu, aqui, com Jesus a vergonha da cruz quero sempre levar e sofrer”. Ou quando se encontra escrito: “Emblema de vergonha”.
O restante do hino não há que se questionar, excetuando-se no uso do vocábulo “vergonha”.

Essa colocação, do uso do vocábulo “vergonha”é anti-Bíblica, e é o que desejo manifestar minha oposição e indignação!

A  – O que a Cruz de Cristo (O Ato Sacrificial), representa para você?

Derrota ou Vitória?

Vergonha ou Honra?

Vexame ou Glória?

Fraqueza ou Poder? 

Quando confrontamos a tal hino com a Palavra de Deus, vimos que:

B)      - A Cruz de Cristo tanto para Cristo, como para nós que, fomos resgatados pelo seu Sangue precioso não é Derrota e sim Vitória.

14” e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, 15 e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.”(Colossenses 2:14-15 - NVI).


C)      - A Cruz de Cristo, tanto para Cristo, como para nós que, fomos resgatados pelo seu Sangue precioso não é Vergonha e sim Honra. Não se pode chamar de “Vergonha” o que foi instrumento para Envergonhar!


27 Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte.

28 Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, 29 a fim de que ninguém se vanglorie diante dele. 30 É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, 31 para que, como está escrito: “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor”.(1º Coríntios 1:27-31 - NVI).

 

D)  - A Cruz de Cristo, tanto para Cristo, como para nós que, fomos resgatados pelo seu Sangue precioso não é Vexame e sim Glória.

 

“2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado á direita do trono de Deus.   
3 Considerai, pois aquele que suportou tal contradiçăo dos pecadores contra si mesmo, para que năo vos canseis, desfalecendo em vossas almas. 
”(Hebreus 12:2-3 – JFA-Atualizada).

 

23 nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios

, 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. ”.(1º Coríntios 1:23-25 - NVI).


E)  - A Cruz de Cristo, tanto para Cristo, como para nós que, fomos resgatados pelo seu Sangue precioso não é Fraqueza e sim Poder.

 “Porque năo me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvaçăo de todo aquele que crę; primeiro do judeu, e também do grego . ”(Romanos 1:16 – JFA-Atualizada).

  18 Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. 19 Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”.(1º Coríntios 1:18-19 - NVI).

 

F)    – Na Cruz, Cristo foi desprezado, rejeitado, mas não envergonhado. Ele desprezou a vergonha (Hebreus12:2-NVI), Ele a se mesmo se humilhou (Filipenses 2:5-11). Foi ferido, mas não derrotado.

 

Só poderia ser envergonhado e derrotado se Ele tivesse pecado (2º Coríntios 5:21), mas como não pecou, ele sofreu injustamente pela ofensa, trazendo ao que crê, justiça pela sua obediência.

Isso é loucura para o mundo!

Cristo suportou o sacrifício substitutivo e definitivo e, mesmo com a dor dilacerante, ficou feliz em ver de antemão o resultado.

 

11 Depois do sofrimento de sua alma, Ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos,e levará a iniqüidade deles.”(Isaías 53:11 - NVI).

 

CONCLUSÃO:

 

A Cruz de Cristo (O Ato Sacrificial), não é Derrota nem Vergonha!


Se não o foi para Cristo, não o pode ser para nós, os seus seguidores; como atesta os hinos Rude Cruz e Mensagem da Cruz.

 

Ademais, Jesus já sofreu em nosso lugar carregando para sempre nossas dores, e nós não temos que sofrer para sempre, salvo em algumas circunstâncias a que estamos sujeitos esporadicamente, conforme já previsto pela Sua Palavra Infalível. (João 16:33).

 

SE JESUS NÃO SE ENVERGONHOU COM A CRUZ, E SIM A SUPORTOU DESPREZANDO A VERGONHA, (Hebreus12:2), AINDA QUE O INIMIGO PENSASSE QUE O TINHA ENVERGONHADO, porque temos que levar a para SEMPRE, a descabida “vergonha”?

 

Que tal mudarmos essas estrofes?

Assim como muitos hinos foram mudados, venho contar contigo, nesse manifesto, para que também essas colocações hereges, contidas nas estrofes desses hinos, venham a ser mudadas urgentemente em nossas Igrejas.

 

“Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,... ” (Filipenses 1:27- NVI).

 

Autor, Psic. Maxliane Alves, 21/04/2010     

Conheça o Fé pra Viver e mantenha sua FÉ viva!

"...a Fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus." (Romanos 10:17)




"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." (Atos 16:31)