Manejando bem a Palavra de Deus

Por: Paulo Júnior


“Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade.” (2ª Timóteo 2:15).

Exemplos de citações que são chavões de Pregadores e que não constam na Bíblia:

“O fato de não se conhecer as Escrituras, tem levado muitos cristãos a repetirem frases que ouviram de outras pessoas, achando que estão escritas na Bíblia, quando na verdade, não estão.” (Pr. Antônio Júnior).     


A) - O dinheiro é a raiz de todos os males:

Muitas pessoas atribuem essa frase ao Apóstolo Paulo, mas não foi isso que ele disse! 

O dinheiro, na verdade, é algo muito importante, pois necessitamos dele para a manutenção da nossa casa e da nossa família. Como sobreviveríamos nos dias de hoje sem o nosso salário? Como teríamos comida, água, energia elétrica? Como compraríamos roupas e viajaríamos?

O que Paulo disse é que, não devemos amar o dinheiro, ou seja, não podemos colocar o nosso coração nele: 

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10).


B) - O cair é do homem, mas o levantar é de Deus:

Essa é outra frase bastante conhecida e que muitas pessoas acham que está na Bíblia. Mas, por mais que faça todo o sentido, afinal de contas, Deus é quem nos sustenta quando não temos mais forças e nos levanta quando estamos caídos, ela não é encontrada nas Escrituras.

Na verdade, existem alguns versículos semelhantes a esta frase. Um deles está no Salmo 145, que diz: 

“O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados.” (Salmos 145:14); e a outra, que está em Provérbios 24, diz:

“Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade.” (Provérbios 24:16). 

Porém, é importante observar que Deus levanta aqueles que O obedecem e clamam por Ele.

      

C) - Deus escreve certo por linhas tortas:

Essa é uma das frases que mais ouvimos das pessoas quando algo não vai bem em suas vidas. Porém, ela não passa de um ditado popular, algo que atravessou gerações sendo pregado como se fosse uma passagem bíblica. Mas a verdade é que Deus nunca escreveu por linhas tortas. Nós é que não entendemos completamente os Seus Caminhos, que são muito mais elevados que os nossos. Deus escreve certo por linhas certas, porque nada foge do Seu controle e poder.

"Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus Caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus Pensamentos mais altos do que os seus pensamentos” (Isaías 55:9).


D) - Quem não vem pelo amor, vem pela dor:

É verdade que, em muitas situações, Deus usa o sofrimento para fazer com que alguém se arrependa dos seus erros e se volte para Ele. E foi exatamente isso que ele fez com o rei Nabucodonosor. Mesmo tendo presenciado maravilhas feitas por Deus, ele não entregou completamente a sua vida a Deus. Então, um dia, Nabucodonosor foi atingido por uma forma de loucura que quase acabou com a sua vida. Ele passou a pensar que fosse um animal, talvez um boi, e viveu literalmente dessa maneira. Só depois de 7 anos que o rei teve a razão devolvida pelo Senhor e, então, se prostrou aos Seus pés.

Mas essa frase não está na Bíblia! O que está escrito que se assemelha a isso é: 

“A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.” (2 Coríntios 7:9).


E) - O pouco com Deus é muito:

É verdade que a matemática de Deus é diferente da nossa. Tanto é que em Provérbios está escrito: 

“Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.” (Provérbios 11:24).

Porém, muitos pregadores têm usado essa frase como uma passagem bíblica para iludir e se aproveitar da boa vontade de pessoas menos instruídas da Palavra de Deus. O “pouco com Deus é muito”? É claro que sim! Mas isso não está escrito na Bíblia e você deve ficar atento para não ser enganado por falsos profetas.


F) - É dando que se recebe:

É bem provável que essa frase tenha surgido a partir do versículo de Atos 20, que diz: 

“Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’". (Atos 20:35).

Mas você consegue perceber a diferenças nos discursos? Enquanto esse ditado popular fala em uma espécie de troca, pois “é dando que se recebe”, o texto bíblico afirma que dar é melhor do que receber. A verdade, meu irmão, é que você nem sempre receberá das pessoas algo em troca pelo bem que praticou - não se iluda! Por isso não dê algo esperando um retorno; dê porque Deus diz que é melhor dar do que receber.


G) - Deus tarda, mas não falha:

Essa frase pode parecer reconfortante a princípio, pois dá a entender que, por mais que Deus demore, no final tudo dará certo. Mas isso não é verdade, pois Deus nunca tarda. O tempo dEle é perfeito e tudo acontece pontualmente no dia e na hora exata em que Ele planejou. Deus não tarda; nós é que somos ansiosos e, por querer que algo se concretize rápido em nossa vida, passamos a crer que o nosso tempo é o tempo de Deus. Foi por isso que o Apóstolo escreveu:

“Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.” (2ª Pedro 3:8 e 9).

H) - Não cai uma folha da árvore sem que Deus queira:

Essa é outra frase que foi inspirada em um versículo bíblico, mas que, na verdade, não se encontra nas Escrituras. Ela nos traz a ideia de que, mais do que controlar, Deus determina tudo o que acontece em nossas vidas. Mostra que tudo está dentro dos planos do Senhor e que nada foge à Sua vontade. Porém, devemos nos lembrar que nem tudo o que acontece, é da vontade de Deus. Por exemplo: Deus não queria que Adão e Eva O desobedecessem e também não se agrada quando nos afastamos dEle, no entanto, Ele permite que certas situações aconteçam para que a nossa fé se fortaleça e enxerguemos ao Senhor com mais clareza. Um versículo parecido com esse ditado popular está no Evangelho de Lucas: 

“Todos odiarão vocês por causa do meu nome. Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá.” (Lucas 21:17 e 18).


I) - Esforça-te, e Eu te ajudarei:

É verdade que o termo “esforça-te” é encontrado em diversas passagens bíblicas, porém, nenhum deles é acompanhado por “e eu te ajudarei”. Por quê? Porque Deus não é um Deus que faz barganhas. Ele não precisa do seu esforço para Ele te ajudar, para te livrar, para te abençoar. Deus é Deus e Ele vai fazer o que Ele tiver que fazer! O esforço que Ele nos requer é para desenvolvermos a nossa Salvação já conquistada por Cristo Jesus e que valorizemos o Seu Reino.

Pois está escrito: 

“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de violência se apoderam dele”. (Mateus 11:12).

“Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação (desenvolvei) a salvação de vocês com temor e tremor,” (Filipenses 2:12).

“Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno.” (Deuteronômio 10:17).

Então isso significa que não precisamos fazer nada, que basta esperamos pela ajuda de Deus? Não, não é isso! Deus espera sim, que, você O busque de todo o seu coração, mas não esperando alguma coisa em troca, e sim para que o nome dEle seja honrado e glorificado por você, independente de qualquer coisa.


J) - Jesus é o Médico dos médicos:

O Novo Testamento está cheio de passagens sobre os milagres que Jesus fazia na saúde física e espiritual das pessoas. Ele curou todo tipo de doenças e enfermidades. Andou por toda parte fazendo o bem, oferecendo alívio aos cansados, paz aos aflitos, libertação aos cativos e cura aos enfermos. Ele purificou os leprosos, deu vista aos cegos, audição aos surdos, fala aos mudos. Ele levantou os coxos e ressuscitou os mortos. Porém, não há nenhuma passagem que afirme que “Jesus é o Médico dos médicos”. O mais próximo disso que está na Bíblia é:

“Jesus foi por toda a Galileia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo.” (Mateus 4:23).


K) – O diabo está debaixo de meus pés:

Essa expressão também muito falada, está no tempo errado! Pois ainda não chegou esse tempo, pois o Apóstolo Paulo assim diz nas Escrituras: 

“E o Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés.” (Romanos 16:20).

Também essa citação, como outras sem sabedoria, incorrem em caluniar seres celestiais, injúrias contra o inimigo e, Judas nos adverte que nem o Arcanjo Miguel se atreveu: 

“Ora, estes, da mesma forma, como alucinados inconsequentes, não apenas contaminam o próprio corpo, mas rejeitam toda autoridade instituída e caluniam os seres celestiais. No entanto, nem mesmo o Arcanjo Miguel, quando argumentava com o Diabo, e batalhava a respeito do corpo de Moisés, se atreveu a fazer qualquer acusação injuriosa contra o inimigo, limitando-se a declarar: “O Senhor te repreenda!” Apesar disso, esses tais, levianamente, difamam tudo o que não compreendem; e se corrompem até nas atitudes mais simples que aprendem por instinto, como animais irracionais, se corrompem.” (Judas, versículos 8, 9 e 10). 


L) – O melhor está por vir:

Também muito usada e moderna, mas, de uma heresia grotesca pois, trata-se de uma colocação que ofusca a maravilhosa revelação do Amor de Deus à humanidade que, primeiro enviou seu Filho amado a todo aquele que crer e depois enviou o Consolador, que é o Glorioso Espírito Santo para ajudar e Santificar a Igreja comprada pelo Sangue de Jesus, O Cordeiro de Deus. Estabelecendo assim, o Reino de Deus acessível aos homens.

O que pode ainda, ser melhor do que Estes Presentes de Deus já nos outorgou?

Talvez essa expressão é falada no sentido do que está escrito em 1ª Coríntios 2:9, mas esse versículo também retrata sobre a Pessoa maravilhosa de Jesus: 

“No entanto, como está escrito: “Olho algum jamais viu, ouvido algum nunca ouviu e mente nenhuma imaginou o que Deus predispôs para aqueles que o amam”. (1ª Coríntios 2:9) ou seja, contemplar Jesus. “Eles contemplarão a Sua face...”(Apocalipse 22:4). Não exite nada Melhor, mais Belo e Perfeito do que Jesus. O melhor que está por vir é podermos Contemplá-lo em toda a Sua Glória e vivermos para sempre com Ele!

“Como és belo, ó meu querido! Como és amável! Ah, como és encantador...” (Cânticos 1:16).

“Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.”  (Salmo 27:4).

Pois o que pode ser melhor, mais lindo e maravilhoso do que ver Jesus pessoalmente em Toda Sua Glória, ouvir Sua doce voz, o que de fato, homem algum, até hoje, não experimentou vê-lO em TODA a Sua Glória!


M) – Jesus não agradou a muitos, eu vou agradar?:

Não se pode pegar um versículo isolado e fazer dele uma propagação sem a devida contextualização pois, de fato, Jesus não agradou a muitos durante seus 3 anos e meio de Ministério terreno, mas, isso também era previsto nas Escrituras.

E nós como seus discípulos, também estaremos sujeitos a isso, assim como ocorreu ao Mestre. Porém, não podemos usar como pretexto sermos arrogantes em relação às pessoas, pois Jesus mesmo quando insultado ou injuriado não injuriava: 

“Escravos, sujeitai-vos a vossos senhores com todo o respeito, não apenas aos bons e sensatos, mas também aos perversos. Pois é louvável que, por causa da sua consciência para com Deus, alguém suporte constrangimentos e sofra injustamente. Porquanto, que mérito há em ter de suportar castigos recebidos por que haveis praticado o mal? Entretanto, se suportais sofrimento quando fazeis o bem, isso é digno de louvor diante de Deus.

Para essa obra fostes chamados, pois Cristo também sofreu por vós, legando-vos também este exemplo, a fim de que sigais os seus passos.  “Ele não cometeu pecado algum, nem qualquer engano foi encontrado em sua boca.” Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se Àquele que exerce plena justiça em seu juízo.” (1ª Pedro 2:18 a 23).


OUTRAS Abordagens:


1) – Quando enfatizamos muito um entendimento pessoal e Bíblico podemos confundir os Irmãos, por exemplo:

“Não é nós que O aceitamos ou O escolhemos e sim, Ele!”  

Está correto este entendimento e é Bíblico, porém, se o enfatizamos em demasia, podemos fazer que o Irmão ou novo convertido pense que ele NÃO tem uma parcela de responsabilidade na aceitação da Salvação e no seu desenvolvimento. Jesus só entra se a porta for aberta! Veja: 

“Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20).


2) – Os que integram os 5 Ministérios devem estar prontos para pregar a qualquer tempo, pois já foram convocados, designados, comissionados, preparados, revestidos e enviados para esse fim:

Quando alguém que exerce um desses Ministérios citados em Efésios 4:11, forem convidados a Pregar, eles já tem de estar com a Palavra de Deus em Seus corações e mentes para anunciar, pois do contrário, não fazem parte dos 5 Ministérios.

“Assim, Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com o propósito de aperfeiçoar os santos para a obra do ministério, para que o Corpo de Cristo seja edificado,” (Efésios 4:11-12).


3) – Não devemos pregar sobre textos isolados e sim, analisando e levando em conta o contexto:

Quem prega textos isolados corre o risco de forçar uma situação com falso pretexto de embasamento Bíblico, levando os ouvintes a torcerem a Palavra de Deus e não entendê-la em Sua essência. A essência está em Toda Escritura e não em partes pinçadas!

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver;” (2ª Timóteo 3:16).


4) – Evitar Pregações que incitam Debates e Julgamentos que fazem o Irmão e a nós pecarmos:

“Aceitai o que é fraco na fé, sem a preocupação de debater assuntos controvertidos. Um crê que pode comer de tudo, e outro, cuja fé é fraca, come somente alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve menosprezar o que não come, e quem não come de tudo não deve condenar quem come; pois Deus o aceitou. Quem és tu, que julgas o servo alheio? É para o seu senhor que ele está em pé ou cai. E permanecerá em pé, porquanto o Senhor é capaz de o sustentar.


"Há quem considere um dia mais sagrado do que outro; outra pessoa pode entender que todos os dias são iguais. Cada um deve estar absolutamente convicto em sua própria mente. Aquele que guarda um dia especial, para o Senhor assim o considera. Aquele que se alimenta de carne, o faz para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se priva, e também dá graças a Deus. “ (Romanos 14:1 a 6).


“Portanto, abandonemos o costume de julgar uns aos outros. Em vez disso, apliquemos nosso coração em não colocarmos qualquer pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão. Como uma pessoa que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo ritualmente impuro, a não ser para aquele que assim o considera; para esse é impuro. Se o teu irmão se entristece por causa do que tu comes, já não estás agindo por amor fraterno. Não destruas teu irmão por conta da tua comida, pois Cristo morreu também por ele. 

Aquilo que é bom para vós não se torne motivo de maledicência. Porquanto o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; Pois quem serve a Cristo desta forma é agradável a Deus e estimado por todas as pessoas. Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e ao aperfeiçoamento mútuo. 

Não destruas a obra de Deus por causa de comida. Na verdade, todo alimento é puro, mas se torna um mal se alguém vir nisso um motivo de escândalo. É melhor não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve teu irmão a tropeçar. Assim, seja qual for tua doutrina a respeito destes assuntos, guarda-a com convicção entre ti mesmo e Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova. Todavia, aquele que tem dúvida é condenado se comer, pois não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado!” (Romanos 14:13 a 23).


5) – Devemos evitar Gritarias na Pregação:

Pois quando gritamos, demonstramos mais o desequilíbrio do Pregador do que uma estratégia para chamar a atenção dos ouvintes. E também, porque nosso Mestre não Gritava:

“Não contenderá nem gritará; nem se ouvirá nas ruas a sua voz.” ( Mateus 12:19).

“O espírito dos profetas está sujeito ao controle dos próprios profetas.” (1ª Coríntios 14:32).


6) – Não devemos Pregar buscando os nossos próprios interesses e nem como fonte de lucro:

“Ao contrário de muitos pregadores, não somos mercenários da Palavra de Deus, mas anunciamos a Cristo com sinceridade, da parte de Deus e na sua presença. (2ª Coríntios 2:17).


7) – Procure se preparar para a Pregação:

Não seja Pregador de escolher o que Pregar com o dedo entre as páginas e em cima da hora!

Verifique as palavras principais no dicionário, quanto ao seu significado, o contexto do texto, a situação sócio-política da época. 

Procure comparar os textos que será pregado com várias traduções mais usadas pois, os ouvintes poderão estar fazendo uso delas, e é bom sabermos previamente como eles a entenderão. 

As traduções mais usadas são: as versões KJA, ARA, ARC, NTLH e NVI.

“Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente, (ou relaxadamente). (Jeremias 48:10).

“Conforme já vos revelei antes, declaro uma vez mais: qualquer pessoa que vos pregar um evangelho diferente daquele que já recebestes, seja amaldiçoado! (ou maldito). (Gálatas 1:9).


8) - RELEIA ESTE ESTUDO AO MENOS UMA VEZ POR SEMESTRE!


Referências: 

 - Escrituras Sagradas versões KJA, ARA, ARC e NVI.

- https://www.pastorantoniojunior.com.br/esbocos-de-pregacoes/10-frases-que-as-pessoas-pensam-que-estao-na-biblia

 




Conheça o Fé pra Viver e mantenha sua FÉ viva!

"...a Fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus." (Romanos 10:17)




"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." (Atos 16:31)