Alma, Espírito, Corpo, Mente e a Psicanálise.

Figura 1: Esquema proposto para representar o Corpo, a Alma, e o Espírito do homem dentro da correlação com o ID, EGO e o SuperEGO (Instâncias da Psicanálise).

A Psicanálise omite ou referencia bem vagamente sobre as dimensões da Alma e Espírito do homem nos seus escritos e conceitos. Talvez, devido seu principal protagonista e descobridor, Sigmund Freud, ter preferido se identificar como um ateu, do que, como seus patrícios e antecedentes, ter entendido e admitido a pessoa de Deus. Apesar de ser judeu, e herdeiro consanguíneo direto, possivelmente, ele não quis discorrer sobre a Alma e Espírito do homem e suas correlações na Psicanálise, talvez, porque tivesse que admitir a existência, e como consequência, a verdade sobre Deus e a Sua Palavra.

Mas é incontestável de como essas dimensões, interagem, e principalmente, completam e explicam muitas situações que a Psicanálise, por si só, não conseguiu explicar.

Freud pode não ter acreditado no Deus da Bíblia, mas, pela semelhança dos ensinos da Psicanálise em relação aos Textos Bíblicos, posso crer que, ele a usou como um Livro Científico, no embasamento e fundamentações de suas teorias  e conceitos da Psicanálise.

Embasando-se no Livro que é uma referência no assunto, as Sagradas Escrituras (Bíblia), escrita pelos antecedentes de Freud, podemos conferir a tricotomia da identidade do homem e discorrer sobre essas dimensões:

“Que o próprio Deus da paz vos santifique integralmente. Que todo o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

(1ª Tessalonicenses  5:23, versão KJA).


  • Alma

A palavra grega psyche (alma) significa: "vida", pois nas Escrituras, "alma" tem um sentido de algo diferente do atual, derivado da filosofia grega, especialmente a partir de Platão. Na Bíblia, a palavra "alma" vem da expressão hebraica nephesh que significa "personalidade” e indica o centro das emoções e apetites. Por isso, em toda a Bíblia, o comer e o beber são considerados como funções da alma. Algumas vezes pode também se referir à vida natural em contraste com a vida espiritual (Hb 4.12). (Extraído do comentário da Bíblia de Estudo King James Atualizada – KJA, Abbapress – 2001, pg. 1761).

A Alma do homem é o centro da personalidade. É o seu “SER”. É o mundo das emoções, pensamentos, sentimentos e decisões. Ela está ligada ao mundo espiritual pelo espírito do homem e ao mundo material, pelo corpo, através do sensoriamento e processamento comandado pelo cérebro. Ela é eterna, ou seja, não morre eternamente. (Ecles. 3:11, João 11:25-26).

Áreas da Alma: Mente, Vontade, Emoções.

Mente: É onde se situam os pensamentos, raciocínios, a memória, o intelecto;

Vontade: Instrumento para tomada de decisões, poder e motivação para fazer escolhas;

Emoções: Instrumento para expressar aquilo que sentimos, gostos, simpatias, empatias, alegrias, tristezas, amor, ódio, e demais afetos.

 Conforme a Figura 1, podemos compreender que o EGO está no centro da Alma, e é afetado tanto pelo ID, como pelo SuperEGO.

Para aqueles que creem, é somente a Alma quem herdará a Salvação ou a Condenação:

“É na vossa perseverança que confirmais a salvação da vossa alma. (Lucas 21:19, versão KJA).   

  • O Espírito do Homem

Também na Figura 1, pode-se ver  a representação da interação do Espírito do homem, para uma melhor compreensão.

O Espírito do homem é o veículo que Deus utiliza para dar ao homem o entendimento (Jó 32:8). É portanto, o ponto de contato com Deus.

É o folego de vida concedido ao homem, por Deus (Gênesis 2:7 – Jó 33:4 – Jó 34:14, 15 – Ezequiel 37:9, 10).

O Espírito do homem pertence a Deus e a Ele retornará (Eclesiastes 12:7 – Salmo 146:4 – Gênesis 6:3).

  • A Mente e o Corpo

Sobre a mente e o Corpo, não é necessário discorrermos aqui, pois a Psicanálise os aceitam, e não diferem muito seus entendimentos com o já exposto nas Sagradas Escrituras.

  • Inconsciente indestrutível e não apagável

Sabemos pela Psicanálise que os traumas e outros acontecimentos difíceis de serem suportados são arquivados no Inconsciente, como uma forma de prosseguir a vida; e essas lembranças ficam recalcadas, não sendo trazidas para o consciente de forma espontânea, exceto pelas Análises dos sonhos e ou através da Associação livre.

Mas porque Deus não apaga ou não permitiu que houvesse uma forma de que o próprio homem apagasse essas lembranças terríveis e que, são as causas das Neuroses, Psicoses e dos Transtornos de Personalidades existentes?

A resposta pode estar em Ezequiel 36:26 a 32.

Conforme este texto, Deus mantém as lembranças aos homens, de seus pecados, delitos, tanto como vítimas, como agressores, como uma forma de que possam ser repassados à geração adiante e a eles próprios, como um meio de que, lembrando dos horrores dos acontecimentos, eles não venham a repeti-los. Isso ocorre, mesmo que já tenham se arrependido e tendo já, até sido perdoados e regenerados.

  • O Coração como Alma

Muitas vezes, na Bíblia encontramos a referência ao Coração como Alma ou como Mente, como se houvesse nesse órgão, a capacidade de elaborar emoções ou processar pensamentos. Ora, sabemos que este órgão possui somente a função vital e não menos importante de bombear o sangue e de ser a válvula de circulação/direcionamento do transporte do oxigênio ora venoso, ora não.

 Então porque a Bíblia chama de “Coração” para referenciar a Alma ou a Mente, em alguns trechos? É porque a expressão "Coração”, nesses casos, não referencia ao órgão físico, mas sim para denominar o “CENTRO” de algo. A parte mais importante de algo. Ou seja: o Centro da Alma, também chamado como Âmago, o interior do homem ou íntimo de nosso ser. (Efésios 3:16 – Salmo 139: 23-24 –  Salmo 51:6 – Provérbios 4:23).

O ÂMAGO é o Centro e Equilíbrio do nosso “SER”. É o Equilíbrio do EGO, ID e SuperEGO. Por isso, é importante o conhecermos, pois se bem assimilado, poderá ajudar o homem a gerenciar o EGO, e por sua vez, os impulsos do ID e as repreensões oriundas do SuperEGO, pois ambos, atuam influenciando as decisões e percepções do homem. Dessa forma, para mantermos um EGO sadio, com autonomia e livre de ser corrompido, devemos submeter este EGO, também, a essa Instância que Freud não descobriu ou omitiu: O próprio “Âmago”. (Ver detalhes na Figura 1).

O Âmago pode ser preenchido pela Paz de Deus. Sua Presença habitando e dirigindo o homem. O Âmago é a casa interior do homem, onde Deus deseja habitar, se o homem deixar! (Apocalipse 3:20)

“E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7, versão KJA).

Autor: Psic. Maxliane A. Vieira

Conheça o Fé pra Viver e mantenha sua FÉ viva!

"...a Fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus." (Romanos 10:17)




"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." (Atos 16:31)